Como a empatia é a chave para o acesso a insights que levam a criação de soluções incríveis

Visão geral

Obrigado ❤️ Tim Brown, do Design Thinking, por nos lembrar grandes produtos e soluções são criados com respeito à realidade das pessoas; e como a empatia é uma chave para os insights. #empatia #empathy #timbrown #tiodovale #designthinking #criatividade #inovação.

Conteúdo

Pessoal, olha que minuto, vamos refletir sobre como a empatia pode ser libertadora no processo criativo; com o Tim Brown, do Design Thinking.

Pensa em um pesquisador, na academia tradicional, que fez uma pesquisa para tentar entender o problema de uma fila. Ele anota tudo, coletou muitos dados, até que um dia chegou alguém que leu a pesquisa e disse: Mas, cadê as pessoas na sua pesquisa?

O Tim Brown nos lembra que o Design Thinking valoriza a empatia como chave que nos leva aos insights que nos ajudam a melhorar nosso mundo. Por exemplo, pense em um Design Thinker que depois da observação na fila convida uma das pessoas da fila para uma conversa qualitativa, dizendo, "Notei que você não estava feliz na fila, gostaria de dizer algo sobre isso?"

Agora, esse problema, ou complicação, está em todo lugar. Por exemplo, podemos refletir sobre os primeiros mouses de computador - que eram conhecidos por engenheiros - que precisavam ser limpos todos os dias. Obviamente, não lembraremos disso. Porém, por outro lado, o Steve Jobs é bem lembrado por ter criado a Apple que fez a popularização do computador - e o mundo amou.

Mas não é fácil acessar empatia. Considere um Mountain Biker que desceu a montanha na velocidade, se divertindo na aventura. E, assim que chegou no destino, seu primo disse na lata: Você poderia criar um utensílio de cozinha para a sua vó que tem artrite? Situação complicada, certo? Vai que ele está pensando em oferecer a bicicleta para sua avó.

Já esse outro rapaz, para entender e sentir os problemas da fila do pronto socorro, fingiu estar com a perna quebrada e foi para a fila. Essa "operação" lhe rendeu insights magníficos por meio da empatia.

Olha só o que o Tim Brown escreveu: "Uma segunda camada de compreensão e menos física do que cognitiva. Ao vivenciar a jornada do paciente em primeira mão, a equipe obteve pistas importantes que ajudaram a traduzir os insights em oportunidades. " p.49, Design Thinking.

Obrigado Tim Brown - fui mas eu volto.


Made with ❤ by Mgalli & MePlex