Reflexão sobre o uso de analogias na busca de soluções

Visão geral

Obrigado ♥ irmãos Heath, do Decisive, por nos lembrar que existe um processo criativo que resolve inovação e pode lhe ajudar com seus problemas - que são as analogias em nível direto-local ou em nível abstrato. #decisive #danheath #chipheath #inovação #analogias #criatividade #tiodovale

Vídeo

Conteúdo

Pessoal, olha que maluco,

Vamos refletir sobre quando as soluções para seus problemas estão no andar de cima.

Com os irmãos Heath, do Decisive.

Esse entrevistador-pesquisador decidiu tentar entender como grupos de pesquisa inovam. Ele decidiu observar 4 laboratórios que trabalham com biologia molecular.

Ele acabou observando que era bem comum na reunião semanal uma situação onde um pesquisador apontava um problema para o grupo - e a outra pessoa do grupo acabava levantando a mão dizendo "olha, a gente resolveu esse problema parecido com o seu no nosso trabalho blah blah".

O entrevistador percebeu que isso era um padrão - que a apresentações soluções dos problemas eram apontadas por analogia - e isso era bem comum na vida desses cientistas pesquisadores.

Agora, complicado é o seguinte. O entrevistador perguntou para os cientistas - mas vocês tem consciência desse processo? E o povo da ciência falou - o que? como assim?

Frustrado e motivado, a partir disso, o pesquisador decidiu começar levantar a bandeira e até evoluiu algumas ideias sobre como o esquema funciona; Vamos lá:

  • Se a analogia é clara, se está visível, ela pode ser chamada de analogia/solução local.
  • Mas se a analogia não é direta, ele percebeu que as pessoas sobem em uma espécie de "escada", sobem no nível de abstração, no rumo da essência do problema, assim encontrando analogias em um espaço mais generalizado.

Por exemplo: Uma loja de café tinha uma fila muito grande. Alguém perguntou será que não é problema no caixa? Mas foi percebido que não porque o outro caixa também tinha problema de fila. Então, eles viajaram (na maionese) e foram e olharam para a situação até do parque de diversões que tinham também problemas de filas longas.

Olha só o que eles escreveram: Como você pode perceber, conforme vc sobe na escada da abstração, você entra na zona da criatividade e (talvez) até no absurdo. Se você ver que vc está viajando nas galáxias, desce a escada e toma uma chícara de café. (p. 83)

Obrigado irmãos Heath. Fui mas eu volto.


Made with ❤ by Mgalli & MePlex