Obrigado ♥ Andy Grove, do High Output Management, por nos ajudar a enteder que verdadeiro resultado do planejamento tem a ver com as tarefas que nascem a partir do planejar. #gestão #andygrove #okr #gestãoporobjetivos #planejamento
Pessoal, olha que maluco. Vamos refletir sobre o planejamento estratégico e tático que surge na hora da resolução de problemas - com Andy Grove do Gestão de Alta Performance.
Pense em um funcionário aprendiz que pergunta para o chefe: Chefe, vc é a pessoa quem planeja? Mas o chefe responde que todos nós planejamos - quando, por exemplo, pegamos o carro para sair para trabalhar e olhamos o destino novo, quando calculamos se temos o combustível.
A complicação é que muitas pessoas podem ficar perdidas na hora de planejar e saber por onde começar. Andy nos dá um caminho interessante com 3 etapas:
Comece com "o que o ambiente pede de você?" Pode ser uma demanda do seu cliente, do seu mercado, do seu chefe por exemplo. Neste, sentido você deve olhar para a situação do presente e futuro. Por exemplo, seu chefe pode querer que vc faça uma viagem mais longa do que vc está atualmente fazendo. Esta é a oportunidade de vc olhar também como outras pessoas fazem essas viagens, quais os recursos e ferramentas que elas usam etc. Nesta fase, você não precisa definir ações a serem tomadas.
Você pode então olhar para sua realidade presente, sobre se você (ou seu departamento por exemplo) dá conta do presente e como faz. Quais são os recursos que existem, quanto tempo leva para fazer o processo (ou procedimento). Esta é uma oportunidade de olhar dentro da realidade, de analisar o processo e as dificuldades para se fazer o que está sendo feito.
Na etapa 3, você parte para propor as mudanças necessárias no seu departamento para que a demanda nova seja atendida a partir da realidade presente - como melhorar para que você ou seu departamento possa alçancar o objetivo e a demanda no futuro. Nesta fase, você começa pensando na estratégia - que é o objetivo de forma mais abstrata. Essa estratégia torna-se o norte que lhe ajuda a definir os passos táticos mais concretos.
Consider este exemplo com duas pessoas: O chefe de comunicações entendeu que precisa modernizar o departamento de comunicação - isso é sua estratégia. A partir dessa definição, ele pediu para o chefe da operação comprar equipamentos novos. Assim, o que está na mão do chefe de operação, a estratégia da operação, é de fato a tática do chefe de comunicações.
Olha o que o Andy Grove nos diz: "Assim o verdadeiro resultado do processo de planejamento são as tarefas que nascem a partir do processo". (Tradução livre, p. 109, High Output Management)
Obrigado Andy Grove. Fui mas eu volto.