Protocolo Tio do Vale - Leitura de livro com desenhos e processo para chegar no resumo final

Visão geral

Obrigado ♥ Tio do Vale, Protocolo Tio do Vale, por nos ajudar a refletir sobre o processo de leitura lenta que conta com desenhos e diagramas (cartoons), que é ritualizada e tem o objetivo de criar uma experiência reflexiva e imersiva, criando uma oportunidade para criar um resumo.

Vídeo

Conteúdo

  • Escolha uma sessão de um livro para ler - Muitos dos episódios do processo Tio do Vale são baseados em 2-3 páginas de leitura. É raro um episódio ser feito com sessões grandes. Mas nem todo texto dá para fazer esses desenhos. Em geral, é mais fácil trabalhar com textos de best sellers já que esses são livros que apresentam situam o leitor com exemplos e situações, antes de trazer a complicação e possível solução. Com o tempo, você irá perceber que tem muitos textos que dá para sair desenhando e outros que não. Assumindo que você pegou um bom texto, que tem "ilustrações" ou situações desenháveis, então prosseguir:

  • Leia um trecho que tem uma situação ideia que é apresentada. Para este trecho, faça um desenho. Pode ser que você irá desenhar exatamente o que for dito. Ou você pode fazer um diagrama que é o seu entendimento. Ou ainda talvez você irá desenhar um outro exemplo, por exemplo o que você entendeu. No protocolo Tio do Vale eu tento cronometrar os tempos que eu faço as leituras e os desenhos. Então, de fato, a ideia é:

  • Ler até visualizar uma ideia, um exemplo, um diagrama; desenhar, marcar o tempo, e fazer o mesmo ciclo de novo.

  • Tente desenhar e reconhecer o ponto de inflexão, que é quando as situações foram apresentadas ao ponto de criar uma base para a complicação/problema, que dá a introdução para o autor trazer a solução. Muitos livros de não ficção tem o objetivo de apresentar a situação para que depois uma complicação seja apresentada de tal forma que tem uma solução. Se você encontrar isso, você terá conquistado um arco do tipo "jornada do herói" ou o base da introdução da pirâmide da SCqA da Barbara, autora do Princípio da Pirâmide.


Made with ❤ by Mgalli & MePlex