Reflexão sobre o tema demissões com Johnathan Nigthingale

Visão geral

Obrigado ♥, Johnathan Nightingale, do How F4ck3d Up Is Your Management, por nos ajudar a entender que o tema demissões é muito importante e merece o dobro de atenção. #HFUIYM #johnathannightingale #firing #demissões #gestão #cultura

Conteúdo

Pessoal, olha que maluco,

Vamos aumentar a importância do tema demissões.

Com o Johnathan Nightingale do How F4(ked Up Is Your Management.

Pensa nesse pequeno trump que falou "You are fired" para esse rapaz. Ou outro chefe que não reconhece o problema e desliga o empregado uns dias antes do Natal.

Quando as coisas não funcionam com um funcionário, é comum na cultura corporativa internacional, o chefe chegar com um PIP - que é o Performance Improvement Plan ou Plano de Melhoria de Performance.

Este plano, em tese, traz oportunidade para o empregado, que muitas vezes tenta entender o quebra-cabeça e sai correndo, voando, para tentar recuperar seu emprego; até que. Inclusive nessa hora é bem comum, na correria e urgência, o empregado se desgastar tanto no processo que acaba realmente indo para a rua. Essa é a situação conclusive bem provável de acontecer.

Agora complicado é o seguinte - é normal chefes acharem que esse tal de PIP é uma furada, tipo que é um disfarce para, no final, demitir a pessoa.

Mas o Johnathan diz que, veja bem, você especificou a posição, você e a empresa investiram nessa pessoa. Sendo assim, deveria ser normal levar de fato a sério esse plano de melhoria e aqui vão alguns dos pontos:

Mas antes de mais nada. Se você chefe não vai com a cara da pessoa, ou se especificou errado o cargo etc, a discussão não cabe aqui certo? Assumindo que realmente a pessoa foi contratada corretamente e que ela não está atendendo as expectativas, então algumas ideias para o plano:

  • Definir um objetivo claro que irá trazer a pessoa para o estado de performance aceitável e esperado da posição. Definir resultados medíveis, claros.
  • Saber como medir/avaliar e criar um processo de monitoramento.
  • Trabalhar que esse plano seja auto suficiente para trazer a pessoa para um local que ela pode trabalhar tranquila. Ou seja, nada adianta um plano que no final a pessoa tem que começar a se esforçar da mesma forma tudo de novo.

Olha só o que ele escreveu:

Um PIP que passa por esses testes pode ser escrito por um chefe que se importa em ver seus funcionários bem sucedidos. (p. 144).

Obrigado Jonathan Nightingale. Fui mas eu volto.


Made with ❤ by Mgalli & MePlex