Como quebrar o viés da auto confirmação

Visão geral

Obrigado ❤️ irmãos Heath, do Decisive, por nos ajudar com a ideia de quebrarmos o nossó viés da auto confirmação. #decisive #decisões #psicologia #ceticismo

Conteúdo

Pessoal, olha que maluco,

Vamos refletir sobre como quebrar o viés positivo da confirmação, com os irmãos Dan e Chip Heath, do livro Decisive.

Pense na curva promissora do mundo capitalista - quando os donos querem mais. Uma empresa, quando cresce demais, o que vem na cabeça dos donos? Mais, certo? Como por exemplo, comprar outra empresa que é um movimento natural.

Os irmãos Heath nos lembram que nessas horas é bem comum empresas pagarem mais caro, por exemplo 41% mais caro que o normal. Isso é mais ou menos parecido com uma ideia de beijar o sapo na esperança que aquilo irá virar um príncipe.

Mas tem mais sobre isso: Eles mostram que, por exemplo, um CEO que saiu na capa de uma revista - como por exemplo a Forbes - está mais apto a se convencer que a compra a ser feita vale mais; e por isso pagará mais caro. Ou seja, o apoio do seu ambiente, como a mídia, pode influenciar a velocidade e auto confirmação (confirmation bias).

O complicado é como sair da velocidade dessa bolha de auto confirmação? Segundo os irmãos Heath, podemos e devemos criar mecanismos para balancear este viés. Uma das formas é você ter um conselho, que serve como para-choques para essa "velocidade".

Caso não tiver criado um conselho, tente cultivar a licença para o pensamento contrariante, estabelecendo um papel, ou perfil para tal. Mas isto não é com o intúito de colocar o negativo em cima do positivo mas sim para celebrar o fato que você está fazendo isso pelo bem seu ou da sua organização, para lhe proteger.

Veja um caso de problema: Pense em um restaurante que abriu ao lado da empresa e o dono, que quer levar os funcionários, decidiu ler somente os comentários 4 e 5 estrelas. Acabou indo lá só que ninguém gostou da comida. Isso tudo poderia ser diferente caso este dono tivesse pedido para um colaborador dar uma olhada nas avaliações ou checar se ele pudesse estar enviesado.

Os irmãos Heath escreveram - tradução livre - que "essa ideia é sábia. Pois coloca os membros do time na posição de proteger a organização e cria uma licença para o ceticismo." (p. 97). Obrigado, irmãos Heath. #fuimaseuvolto.


Made with ❤ by Mgalli & MePlex