Obrigado ❤️ Barbara Minto, do Princípio da Pirâmide, por nos lembrar que muita gente usa muita afirmação em branco na hora convencer e apresentar, esquecendo do pensamento lógico. #barbaraminto #SCqA #Oprincípiodapiramide #comunicação #tiodovale
Pessoal, olha que minuto: vamos refletir sobre o evitar fazer afirmações em branco, com a Barbara Minto do Princípio da Pirâmide.
Imagine uma situação, onde este escavador começou o trabalho, pegou na enxada e foi cavar: Depois de muito trabalho, suor, ossos de dinossauro e minhocas ele enfim encontrou algo valioso. No entanto, quando ele foi contar para os amigos, ele começou a história assim: Acordei cedo, tomei um café e fui trabalhar. Depois de muito trabalho, blah blah,.. até que chegou na parte do ouro.
Só que seus amigos acharam aquela história entediante ao ponto que um deles nem mesmo esperou o final. Moral da história? A Barbara Mundo, tem algo para ajudar esse rapaz na hora que ele quiser contar essa história de novo.
Que envolve pensar sobre inverter a história. Considere que a história pudesse começar com a ideia que sumariza: Eu encontrei ouro mas deu trabalho.
Daí sim, as ideias sobre o preparo, o esforço ou técnicas; podem até aparecer na história como elementos de suporte.
Mas - e aqui é o complicado - diante da nossa urgência , uando queremos contar histórias, acabamos forçando esses sumários esquecendo de colocar lógica dos eventos que dão suporte.
Por exemplo, imagine um rapaz que inventou uma história que diz: O futuro da empresa depende de 3 objetivos. Só que ele apresentou 3 objetivos quaisquer como se aquele fosse o número mágico. Nós já vimos isso "na praça" da Internet, não é mesmo? 10 dicas para sucesso, etc.
Olha só o que a Barbara escreveu - tradução livre - "Existe uma razão importante para evitar afirmações em branco, que é o fato que elas revelam pensamento incompleto. " P 95. Obrigado Barbara Minto. Fui mas eu volto.