Sobre as leituras de ficção que geram a oportunidade para auto conhecimento

Visão geral

  • Sobre as leituras de ficção que geram a oportunidade para auto conhecimento

Obrigado ❤️ Casper ter Kuile, do livro The Power of Ritual, por nos lembrar sobre as boas leituras que podem gerar oportunidades de auto conhecimento. #casperterkuile #harrypotterandthesacredtext #meditation #meditação #reflexção #tiodovale

Conteúdo

Pessoal, olha que minuto: Vamos refletir sobre um tipo de leitura que permite reflexão. Com Casper Ter Kuile do The Power of Ritual.

Imagine essa galera aqui, todos eles lendo um dos livro do Harry Potter, como se fosse um tipo de ritual, um momento sagrado.

Segundo Casper, algumas leituras como Harry Potter, tem o poder que gera você mergulhar além da história - sobre a sua vida, por exemplos momentos nostálgicos, amor, afeto, tragédias, etc.

O que gera uma oportunidade de você refletir sobre seu comportamento. Esse leitor, depois de ler um trecho de um dos episódios do Harry Potter, pensou: Será que eu também sou daquele jeito como aquele vilão?

Até o pessoal da ciência confirma, que certas narrativas nós trazem uma oportunidade de desenvolvermos empatia.

Por exemplo, pense que o leitor, vivenciando a narrativa de forma reflexiva e mais lenta, teve a oportunidade de pensar assim: Nossa, tadinho desse vilão. Ele se tornou assim porque a vida dele não estava fácil, oras. E até, em segundo estágio, o leitor poderia pensar algo como: Opa, eu também me vejo em uma situação parecida.

Muitos leitores de livros de ficção, como Harry Potter, chegaram a escrever cartas para o Casper revelando como que alguns episódios fizeram eles refletirem em entender mais sobre eles mesmos.

Agora, na vida, nessa urgência que vivenciamos, até durante as leituras estamos buscando informação no modo rápido. Muitas vezes as páginas passam na nossa frente, do lado dessas micro telas de distrações e toques e ritmos da mídia social. Quando temos um minuto para descansar, o que fazemos? Entramos em uma nova interação rápida e até em leituras corridas que não nos trazem de fato a oportunidade de pausar, refletir - sobre nossas vidas, sobre nós mesmos, sobre nosso comportamento.

Veja só o que o Casper escreveu, na página 49 do livro The Power of Ritual - tradução livre: Ler é o caminho para uma consciência maior - para coragem e compromisso - que nos ajuda a ver nossos erros e a encontrar um melhor caminho para a frente.

Obrigado Casper. Fui mas eu volto.


Made with ❤ by Mgalli & MePlex