A felicidade traz sucesso ou o sucesso traz felicidade

Visão geral

  • A felicidade traz sucesso ou o sucesso traz felicidade

Obrigado ❤️ Shawn Achor, do Jeito Harvard de Ser Feliz, por nos ajudar a entender cultivar a felicidade é uma forma de levar a vida com mais positivismo que pode levar ao sucesso. #felicidade #sucesso #ojeitoharvarddeserfeliz #tiodovale

Conteúdo

Pessoal, vamos refletir sobre se a felicidade vem antes do sucesso ou o se é o sucesso que traz felicidade. Quem vai nos ajudar com isso é o Shawn Achor, do livro Jeito Harvard de Ser Feliz.

Um dia, lá pelos meados de 1543, um rapaz chamado Nicolau Copérnico publicou uma ideia inovadora: o planeta Terra é que gira ao redor do Sol, assim como outros planetas; e não o contrário, que era a ideia de que tudo girava ao redor da Terra. Tudo isso, para a nossa felicidade da atualidade.

Hoje, no entanto, Shawn traz uma questão no assunto da felicidade: Que muitos de nós acreditam que a felicidade gira ao redor do sucesso. Em outras palavras, que o sucesso vem em primeiro lugar.

Ele complementa que já existe muita pesquisa - da área da psicologia positiva - que mostra, com dados, que de fato o sucesso depende de ser feliz, que ser feliz leva ao sucesso.

O complicado é que muitos de nós, ou até uma parte dentro da gente, vai além do não acreditar e até associa felicidade com a ideia de fraqueza; o que dá suporte a ver felicidade no meio do caminho como uma pedra ou um caminho arriscado demais, de atraso.

Para nos ajudar a ter uma leitura menos subjetiva, o Shawn reuniu alguns pontos:

  • A definição de felicidade como sendo a harmonia de fatores: prazer, envolvimento e propósito.
  • Essa ideia tem menos a ver com buscar estar com a carinha feliz e mais a ver com estar disposto e feliz em encarar a jornada, que sim pode ser difícil.
  • Felicidade tem a ver com ideias como: alegria, gratidão, serenidade, interesse, esperança, orgulho, divertimento, inspiração e amor.

E se vc pensa sobre o problema do ovo e da galinha, qual vem antes, ele nos lembra que pesquisadores confirmaram: Por exemplo, pesquisaram jovens da universidade, onde perguntaram se estavam felizes ou não; e 19 anos depois observaram que os de mais sucesso estavam nos grupos dos que disseram que estavam felizes.

Shawn ainda escreveu que "além desses estudos longitudinais, os cientistas descobriram mais evidências de que a felicidade causa o sucesso quando começaram a examinar como as emoções positivas afetam o funcionamento do nosso cérebro e alteram o nosso comportamento. " (P.55, Achor Shawn, O Jeito Harvard de Ser Feliz).

Obrigado Shawn Achor.


Made with ❤ by Mgalli & MePlex