Criando uma cultura de feedback sincero

Visão geral

  • Criando uma cultura de feedback sincero

Obrigado ❤️ Reed e Erin, da Netflix, por nos mostrar um bom caminho para a implantação de uma cultura de feedback sincero nas empresas. #tiodovale #cultura #feedback #netflix #gestao #reedhastings

Conteúdo

Vamos refletir sobre como criar uma cultura de feedback sincero no seu time de trabalho. Quem vai nos ajudar no assunto são Reed e Erin da Netflix.

Imagine aquela historinha "A Nova Roupa do Imperador" onde o imperador não aceitava críticas. Ele acabou vestindo a roupa uma "roupa transparente" até que um dia uma criança falou que ele estava nú.

A realidade é que no ambiente das empresas é assim: As pessoas estão correndo, fazendo tudo que querem, mas muitas vezes não podem dar um feedback sincero, por questões como autoridade, política que repreende, dentre outros fatores. O ambiente da cultura de muitas empresas conspira contra a cultura do feedback.

Considere uma pessoa que é responsável pelo café e fez errado. Até podemos achar que isso não é assim tão relevante. Mas e quando uma chefe erra no balanço financeiro?

A sugestão do pessoal da Netflix tem a ver com criar uma cultura que é acolhedora para a ideia de feedback. Para isso, segundo Reed e Erin, é necessário começar por cima: Os chefes são os primeiros que criam um ambiente acolhedor ao feedback.

Se o chefe fosse motorista de caminhão, é como se dirigisse com uma placa que diz "Como estou dirigindo?" Agora, no cotidiano do trabalho, eles fazem isso principalmente por meio das reuniões 1:1 - as chamadas "one on one".

Outra dica é que, na hora dessa reunião entre chefe e funcionário, o momento do feedback deve ser separado dos outros tópicos. Ou seja, ou no início ou no final da reunião, caracterizando um ritual.

Outra questão complicada, no entanto, é que funcionários podem não achar seguro fazer esses feedbacks diretos e sinceros.

Os chefes da Netflix resolveram isso por meio da promoção de um ambiente acolhedor. Uma metáfora seria o chefe que diz para seus subordinados: "100 pontos caso você me malhar".

Ainda assim, considere a situação de novos funcionários que entram em um ambiente assim e que um funcionário novo, que vê outro subordinado contrariando um chefe em público, pode achar que seria o fim da carreira daquele subordinado. E é por isso que a cultura deve explicar para esse funcionário que isso é normal, que não é um ambiente político tóxico, que chefes de fato estão de bem com essa ideia.

Veja só o que eles escreveram:

"Sempre falo com minha equipe de liderança sobre a manifestação de 'sugestões de pertencimento' em situações em que um funcionário está fornecendo feedback ao chefe." P.49.

Obrigado Reed e Erin.


Made with ❤ by Mgalli & MePlex