Como o valor zero - ou grátis - causa efeito nas nossas decisões

Visão geral

  • Como o valor zero - ou grátis - causa efeito nas nossas decisões

Obrigado ❤️ Dan Ariely, do Previsivelmente Irracional, por nos mostrar que o valor zero, ou grátis, tem um efeito forte nas nossas decisões, por exemplo as decisões de compras. #tiodovale #danariely #zero #grátis #previsivelmenteirracional

Conteúdo

Vamos refletir sobre o efeito do preço grátis, ou o poder do valor zero, nas nossas decisões; com a ajuda do Dan Ariely, do Previsívelmente Irracional.

Imagine uma situação onde um rapaz ganha um voucher de um pacote de café - grátis - apesar que nem mesmo possui uma máquina de café. Ou outro rapaz que ganhou uma camiseta grátis. Ainda, considere uma fila gigante - de horas - para ganhar um potinho de sorvete.

Dan Ariely nos convida para entender o efeito do valor "zero" nas nossas vidas - como o número zero navegou o mundo é hoje está no meio da nossa realidade.

Ele traz um experimento onde ofereceram, para pessoas, dois tipos de chocolate: Um suíço e um outro normal. O suíço a 15 centavos, o normal a 1 centavo. A maioria das pessoas preferiu o suíço. Mas quando baixaram o valor em 1 centavo, o suíço passou a ficar 14 centavos e o normal ficou grátis; tudo mudou e a maioria preferiu o grátis.

Esse problema é estampado na metáfora do rapaz que carrega uma pedra pesada e o amigo pergunta: Por quê você carrega essa pedra? E ele diz que porque foi grátis.

Segundo Dan, o grátis pode ofuscar nossa visão, nossa percepção:

  • O rapaz compra um carrão de 100.000 - e não comprou o carrinho de 50.000 - porque o carrão veio com troca de óleo grátis.

E tem mais coisas nessa questão do valor zero. Considere o efeito quando você vê, na embalagem do sorvete, que vem zero glúten. Ou aquela bebida zero calorias que é mais atrativa em comparação com uma outra que tem baixa caloria.

Ou o encanto em saber que a porção de batata frita vem com uma coca diet.

Veja o que ele escreveu: "Meu exemplo favorito é o dia da entrada grátis no museu. Apesar do fato que a maioria dos museus não serem caros, acho mais atraente satisfazer meu desejo por arte quando o preço é zero. * (P.71).

Obrigado Dan Ariely.


Made with ❤ by Mgalli & MePlex