Como fazer uma leitura reflexiva como um ritual que promove auto conhecimento e oportunidades

Visão geral

  • Como fazer uma leitura reflexiva como um ritual que promove auto conhecimento e oportunidades

Obrigado ❤️ Casper Ter Kuile, do livro The Power of Ritual, por nos lembrar que existe uma forma de ler os livros de narrativas (até ficção) que pode nos colocar diante de uma oportunidade de aprendizado e autoconhecimento. #tiodovale #casperterkuile #thepowerofritual #leiturassagradas #ritual #leituras #meditação #mindfullness #reflexão #autoconhecimento

Conteúdo

Vamos refletir sobre como fazer uma leitura reflexiva que gera oportunidades de crescimento pessoal, com o Casper ter Kuile do livro The Power of Ritual.

Imagine que um rapaz está lendo um livro de ficção, como por exemplo Harry Potter. Só que ele fez uma leitura rápida pois estava com pressa para terminar o livro. Em outro momento, ele teve a oportunidade de ler o livro de novo - debaixo da árvore e com tempo - e teve uma experiência completamente nova.

Nesta oportunidade, ele lembrou de situações da infância, sentiu empatia por uma personagem da história, dentre outras percepções profundas além de só entender a narrativa.

O Casper nos lembra que isso pode e deve acontecer. Que existe um caminho para uma leitura de livros, até de ficção, de uma forma sagrada; bem ao estilo dos monges que meditam por meio das leituras.

Nesta abordagem, ler é como beber de uma água especial. Mas mais do que isso, ele sugere uma escada: Fases para uma leitura mais especial:

  • 1) Comece com o ler - Nesta fase, você obtém uma percepção sobre o que acontece na narrativa, você nota o que acontece na história.

  • 2) Avance no imaginar - Nesta fase, você pode visualizar as alegorias, as metáforas, imagens, etc. É um momento que você permite ver as analogias, onde você pode deixar sua mente viajar nas ilustrações, atributos apresentados, etc.

  • 3) Se coloque no meio - Essa fase é quase como um "rezar", onde você pode colocar tudo que viu na frente da sua vida. É a porta de entrada para você abrir questões que podem estar na sua mente, talvez não resolvidas, complicações, ou até explorar oportunidades.

  • 4) Crie ações - Nssa última fase, você pode refletir sobre o que você poderá fazer depois da fase anterior, do "rezar". Por exempo, se você reza por trabalho, talvez o pensamento que vem depois é a própria reflexão de que de fato você deva procurar trabalho, fazer sua parte. Desta forma, reconheça que essa fase pode ser desafiante, já que pensar em ações leva a provocações, a questionamentos.

A diferença entrer "ler rapidão" e ler com esses níveis é que como a diferença entre só conhecer alguém e ter uma amizade. Casper escreveu - tradução livre - que já existem professores que estão fazendo leituras com seus alunos, neste modo sagrado/reflexivo, e criam tarefas que envolvem as 4 fases.

Obrigado Casper.


Made with ❤ by Mgalli & MePlex