Obrigado ❤️ Tim Brown, do livro Change by Design, por nos lembrar que o pensamento do design pode ser mais estratégico e menos tático. #timbrown #designthinking #changebydesign #tiodovale #fuimaseuvolto
Pessoal, vamos refletir sobre como o pensamento do design thinking eleva o processo de design como estratégia para um futuro melhor. Quem vai nos ajudar é o Tim Brown, do Change by Design.
Você já ouviu falar na GWR? Uma popular ferrovia na Inglaterra que é um ícone da revolução industrial; fundada por um visionário, o Brunel (1806-1859), que era engenheiro, arquiteto e inventor.
Mas mais do que isso, o Brunel era notado por pensar na experiência das pessoas. Ele foi um pioneiro em criar uma solução de transporte integrado onde a pessoa podia entrar em um trem em Londres e chegar de navio em Nova Iorque.
Agora, por outro lado, sabemos que a revolução industrial mudou demais o mundo, ficou mais acelerado e complexo. Vamos refletir sobre o crescimento das indústrias, sobre a geração de poluição ou por exemplo as consequências da agricultura em escala. Tudo isso alimenta o potencial de destruição do nosso planeta que era mais saudável.
Daí vem a pergunta: Qual o pensamento que pode nos apoiar para uma visão menos míope, menos tecnocentrica ou incremental?
O mundo do design traz um pensamento para essa situação. Esse pensamento começa com a ideia de que existem designers, por um lado, que trabalham na evolução do pensamento racional e analítico, com o redesign das soluções, das ferramentas, das tecnologias e processos. Por outro lado, temos o domínio dos problemas, das pessoas, que carregam as necessidades e inspiração.
Quando pensamos sobre esses lados, a consequência lógica envolve a ideia de ligar essas partes. Ou seja, como o design pode adaptar/melhorar nossas soluções para novos problemas? De certa forma isso tudo funciona. Porém, é o tipo de solução que leva um designer a criar um modelo novo, com um design elegante, para uma máquina que será lembrada no museu porque a empresa provavelmente irá falir. Em outras palavras, o design incremental não basta.
O Tim Brown lembra que o pensamento do design pode se situar em outro nível:
Um nível que tem relação com a visão como de alguns visionários que eram preocupados com as pessoas, como Thomas Edison, Ferdinand Porsche ou Brunel.
Ainda, ele escreveu (tradução livre) que "a evolução natural do design para o design thinking reflete o reconhecimento crescente, por parte dos líderes de hoje, que design se tornou importante demais para ser deixado somente para os designers." (P.14)
Obrigado Tim Brown.