Obrigado ❤️ Andy Grove, do Gestão de Alta Performanca, por nos lembrar que resultado do planejamento são as decisões que precisam ser revisadas com feedback. #andygrove #gestãodealtaperformance #tiodovale #fuimaseuvolto
Vamos refletir sobre o "Output", ou resultado, do processo de planejamento, com Andy Grove, autor do livro Gestão de Alta Performance.
Imagine um rapaz que plantou algumas sementes no quintal porque tem em mente que elas irão brotar e nascerá um tomateiro. Essa situação é bem diferente - até quase o inverso - da de uma pessoa que decide dirigir até o posto só quando o combustível acaba.
Segundo Andy Grove, ex-CEO da Intel e autor do livro Gestão de Alta Performance, o planejamento é o que fazemos hoje para resolver um problema do amanhã. Desta forma, planejar é uma atividade estratégia de alta alavancagem. Ou seja, o resultado do planejamento pode produzir resultados muito positivos ou muito negativos.
Agora, o que sai do planejamento? Qual é o resultado observado a partir da ação planejar? Para Andy, são as ações/atividades e as decisões. Em outras palavras, o resultado do planejamento permite que o time de execução possa dar a largada no rumo dos objetivos.
Porém, se é necessário olhar para o futuro, surge a pergunta: Quão longe devemos olhar? A resposta depende da sua empresa, organização, projeto e estratégia. No caso da Intel, uma empresa grande, planejavam com base nos próximos 5 anos.
Seja 5 ou bem menos, surge a oportunidade de refletir sobre algo muito importante: Considere um planejamento elaborado para cinco anos. Assim que o time parte para a execução é natural que muita coisa irá mudar. Com isso, o time pode e deve revisar o seu planejamento de longo prazo a cada ano. Em outras palavras, o time está olhando para frente com ações práticas que contemplam parte do plano e geram a oportunidade para uma releitura no próximo planejamento.
Andy escreveu que “Também é necessário tomar o cuidado de não planejar com frequência demais, porque precisamos de um tempo para avaliar o impacto das decisões tomadas e decidir se elas foram ou não adequadas." (Grove, Andy. P.140, Gestão de Alta Performance)