Quando focar excessivamente nas regras é prejudicial

Visão geral

  • Quando focar excessivamente nas regras é prejudicial
  • Nossa tendência acelerada em nos tornarmos vítimas das regras e esquecer os valores

Obrigado ❤️ Dov Seidman, do livro COMO, por nos lembrar que nosso foco no mundo de regras - pode não pode - pode nos levar a esquecer valores. #dovseidman #como #regras #valores #cultura #tiodovale #fuimaseuvolto

Conteúdo

Vamos refletir sobre quando nos tornarmos vítimas das regras e esquecermos os valores/princípios; especialmente quando operamos no mundo acelerado. Quem vai nos ajudar? Dov Seidman do livro Como.

Imagine uma situação de um criminoso que foi tentar cortar árvores na floresta mas acabou se deparando com uma placa de leis de proteção do meio ambiente e as forças armadas. Ou considere as leis que proíbem a exploração do trabalho infantil.

Nós chegamos onde chegamos porque sabemos dançar conforme a música. Isso nos dá uma velocidade no mundo acelerado que demanda ações rápidas. Em outras palavras, estamos interagindo com as pessoas, grupos e sistemas sociais porque operamos em cima de regras.

Só que nosso aprendizado sobre as regras surge como um tipo de escada com degraus que nos conduzem - com pode, não pode, pode, não pode,.. Com isso, vamos subindo os degraus, nos tornamos fortes e confiantes sobre o que podemos ou não podemos fazer.

Por outro lado, é complicado quando as coisas não dão certo. Um caso, apontado por Dov, é a situação que a Microsoft viveu na década de 90 Departamento de Justiça Norte-Americano e a Comissão Européia a condenar a companhia: Ela estava dentro da lei mas de fato acabou abusando da sua posição de monopólio.

A complicação, segundo Dov, é que focamos demais na "caixa da lei". Desta forma, ficamos ou totalmente dentro ou totalmente fora. O dentro demais ficamos cegos aos valores, não transcendemos. Sabemos até operar na lei mas nos desconectamos de fazer o bem para as pessoas, tipo como quem dá a desculpa "Eu fiz dentro da lei". Por outro lado, até os fora da lei, criminosos, estão de fato também dançando conforme a música, no final.

Uma analogia para essa situação poderia ser um trem bala que tem o povo de dentro e o povo de fora e ninguém consegue transcender, abstrair. Perdemos nossa noção consciente sobre os valores e travamos diante das situações complexas de um mundo que demanda mudanças.

Dov escreveu que "O segredo para o sucesso sustentado e duradouro não está em quebrar todas as regras; está em transcender as regras e consolidar o poder dos valores. " (Seidman, Dov; p.94; Como).


Made with ❤ by Mgalli & MePlex