Os processos corporativos e desafios da liderança

Visão geral

  • Os processos corporativos e desafios da liderança

Obrigado ❤️ Johnathan Nightingale, do How F4(3d Up Is Your Management, por nos lembrar que processos, no ambiente corporativo, são importantes; mas não é tudo - principalmente na questão de liderança. #tiodovale #johnathannightingale #processos #liderança

Conteúdo

Pessoal, vamos refletir sobre os desafios em utilizar processos para resolver problemas de gestão e liderança. Quem vai nos ajudar com isso é o Johnathan do How F4(3d Up Is Your Management.

Imagine uma empresa grande que tem pessoas que trabalham rápido demais, onde existem processos para tudo: processo x, y, z, k, etc. Esta é uma empresa que tem processo para quando as coisas vão bem e processos para quando as coisas não funcionam.

Neste mar de processos, é comum o uso de siglas. Um exemplo seria o PBC; em inglês, o Personal Business Commitments. Este é um exemplo apresentado pelo Johnathan que foi utilizado em uma empresa onde ele trabalhou. O PBC era um processo relacionado com o compromisso entre o funcionário e o negócio.

Uma complicação, apresentada pelo Johnathan, é a questão quando as pessoas perdem o bom senso ou o senso de julgamento, diante de tantos processos. Imagine uma pessoa que corre para executar um processo sem saber o por quê, mesmo enquanto alguém pergunta "mas por que você está correndo?"

Johnathan nos pede para fazermos uma pausa com relação a esse engajamento muitas vezes automático. Nos pede para refletir sobre o por quê do processo? Caso contrário, temos as situações complexas do ambiente corporativos onde as pessoas passam a conviver com processos, meio que jogando com as cartas, e de fato esquecendo do propósito. Um bom exemplo desse fenômeno? Pense na situação onde um motorista Uber pede para o passageiro dar uma nota positiva.

Segundo Johnathan, exitem dois tipos de situações onde processos surgem:

  • Situação a - gestão de risco. Nessas situações, os processos buscam trazer mais visibilidade, mais contabilidade, mais documentação, assim garantindo mais qualidade na execução das atividades. Funciona bem diante das condiçõe quando as empresas estão crescendo.

  • Situação b - gestão da mudança. Nessa situação, processos são criados para melhorar a empresa e na tentativa de liderar o grupo. Por exemplo quando um processo é utilizado para a empresa se reinventar.

Agora, isso tudo demanda o bom julgamento porque - segundo Johnathan - os processos não lideram pessoas. Processos só podem ajudar o bom julgamento das pessoas.

Ele escreveu - tradução livre - que se você é um líder, ouvindo os chamados das pessoas, você precisa trabalhar duro em entender o que as pessoas precisam. P 166.


Made with ❤ by Mgalli & MePlex